A Axis Communications, criadora da câmera IP, lançou sua primeira câmera térmica com monitoramento de temperatura. A câmera termográfica AXIS Q2901-E indica a temperatura de objetos e permite saber, à distância, se a cena visualizada possui áreas superaquecidas ou mais frias do que o normal. Isso gera alertas automáticos aos operadores – uma informação extremamente útil em ambientes industriais, sobretudo em subestações de energia.
Sérgio Fukushima, gerente técnico da Axis, explica que a nova câmera térmica pode ajudar, por exemplo, no monitoramento de ambientes de geração e retransmissão de energia. “Ao posicionar a câmera voltada para as chaves de uma seccionadora, é possível ver que uma das chaves está aquecendo e gerando mais demanda de corrente. O operador na sala de controle pode ser informado dessa variação sem precisar olhar para o monitor 24h por dia, porque a câmera possui uma inteligência que detecta a mudança e alerta a equipe de supervisão”, afirma Fukushima.
Uma das grandes vantagens da nova câmera térmica com monitoramento de temperatura é a possibilidade de detectar invasores mesmo na escuridão total e acionar alarmes. Isso pode evitar atos de depredação e roubos que acabam comprometendo a produção.
Com opções de lentes para visualizar distâncias longas ou curtas, a AXIS Q2901-E também pode ser usada para monitorar equipamentos críticos, salas de servidores e áreas de armazenamento. “Alguns clientes de câmeras térmicas nos pediram um modelo que também indicasse a temperatura dos objetos”, diz Erik Frännlid, diretor de Gerenciamento de Produtos da Axis. “A AXIS Q2901-E pode ser usada para monitorar a temperatura de equipamentos 24h por dia, 7 dias por semana, para eliminar o risco de sobreaquecimento”.
As câmeras com alarme de temperatura têm previsão de disponibilidade para o primeiro trimestre de 2015 através dos canais de distribuição de Axis.
Fonte: Revista Digital Security.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Nova câmera de segurança da Axis Communications, gera alarmes pelo aumento de calor.
Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica
on
06:18:00
Rating:
Nenhum comentário: