Um grupo de pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu uma câmera 2D que consegue capturar imagens com velocidade de até 100 bilhões de quadros por segundo. Até hoje, a maior velocidade atingida neste segmento era 10 milhões de quadros por segundo.
O equipamento utiliza uma técnica batizada de “Compressed Ultrafast Photography” (CUP). Ela une lentes objetivas de câmeras tradicionais, de microscópios e telescópios - emparelhando-as em volta de um difusor de luz -, além de uma “streak camera”, que mede a variação da intensidade de um pulso de luz ao longo do tempo.
Depois de registradas, as informações são levadas para o processamento em um computador capaz de traduzir os dados em imagens visíveis utilizando a imagiologia computacional.
As aplicações da descoberta vão da biomedicina à pesquisa espacial. “Combine imagens obtidas através da técnica CUP com o telescópio Hubble e vamos ter uma imagem espacial com resolução mais nítida e mais informações. Essa combinação só será possível graças à tecnologia desenvolvida", explica Lihong Wang, professor, PhD em engenharia biomédica e líder da pesquisa. O estudo completo foi publicado na revista Nature e pode ser acessado aqui.
Fonte: Cnet.
Edição: Diogenes Bandeira - Consultor de Segurança Eletrônica.
Câmera 2D captura 100 bilhões de quadros por segundo.
Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica
on
11:54:00
Rating:
Nenhum comentário: