Você pode não estar procurando trabalho, mas isso não significa que seu perfil no LinkedIn pode ser deixado de lado. De acordo com a rede social, usuários que listam experiências profissionais passadas têm 12 vezes mais chances de serem vistos. Isso significa maior probabilidade de ser descoberto para novas oportunidades ou cargos mais altos, explica a consultora Nicole Williams.
“Você nunca sabe o que, no seu passado, pode ser interessante para recrutadores, clientes ou sócios em potencial”, diz Williams. “Recrutadores estão no LinkedIn e, pelo método de procura deles, palavras-chaves e duração da carreira ajudam a te deixar mais visível”.
Se faz um tempo desde a última vez que seu perfil passou por mudanças, você vai querer conhecer algumas seções e recursos novos. Não espere até ser tarde demais, Nicole sugere que usuários gastem trinta minutos ao mês para renovar o perfil.
“Se esperar mais, pode ser que você esqueça de incluir objetivos já alcançados”, pontua.
Aqui vão cinco maneiras inteligentes de atualizar seu LinkedIn.
Edite as aprovações
Há aproximadamente um ano, a rede social lançou um recurso chamado “Aprovações”. Com ele, suas conexões podem votar e indicar habilidades e áreas de conhecimento que você possui. Mas apesar de ser uma ótima maneira de conseguir boas recomendações, alguns usuários reclamam de terem seus nomes associados a habilidades completamente irrelevantes.
A boa notícia: é possível editá-las. Indo até a seção “Competências e Especialidades” e clicando no botão “editar”, você pode excluir aquelas que não se encaixem no seu perfil. Também é possível desabilitar o recurso, ou desabilitar as aprovações para conexões individuais.
Adicione uma foto a seu perfil
De acordo com o LinkedIn, ter uma foto faz as possibilidades de seu perfil ser visualizado aumentarem sete vezes. Para adicionar uma imagem vá em “Editar Perfil” e depois clique no ícone da câmera que fica à esquerda de seu nome.
Na página seguinte você pode fazer o upload de algum arquivo do seu computador e configurar para que só suas conexões, ou pessoas que façam parte do seu network, possam vê-la.
Atualize seu resumo
O seu resumo deve detalhar quem você é enquanto profissional: seu título, cargo, habilidades e experiências. Para aumentar as chances de aparecer em buscas, ele deve ter no mínimo 40 palavras, atesta o LinkedIn.
Também é importante incluir palavras-chave no seu resumo. Desenvolva uma lista de palavras e frases que são comumente usadas na descrição das vagas de emprego da sua área de atuação e as use.
Utilize imagens, vídeos e apresentações
Um dos mais novos recursos do LinkedIn deixa o usuário fazer o upload de Rich Media para tornar seu perfil mais atrativo e mostrar mais sobre o seu trabalho.
Para adicionar vídeos, imagens e apresentações ao seu perfil, vá em “Editar Perfil”, no menu superior. Ao lado das seções “Resumo” e “Experiência” existe um ícone, um quadrado com o símbolo (+). Clique nesse botão para adicionar um arquivo, ou algum link a ser compartilhado.
Quando você carrega um item, uma imagem do conteúdo irá aparecer com um título e uma descrição pré-definidos. Para editar, vá até o campo desejado e clique no ícone da caneta. Clique no texto e faça as alterações, depois clique em salvar.
Liste trabalhos voluntários e causas
De acordo com o LinkedIn, 42% dos gerentes de contratação dizem que veem trabalhos voluntários como um emprego formal. Para listar experiências com voluntariado, procure a opção correspondente no canto direito da página de edição do perfil. Você também pode adicionar informações sobre oportunidades em organizações voluntárias.
Fonte: IT Web.
Nenhum comentário: