A engenharia brasileira está
participando da integração dos sistemas elétricos e dos sistemas de
armas e autoproteção dos helicópteros EC-725, fabricados pela europeia
Eurocopter, controlada pela EADS. Para quem não é tão familiarizado com o
setor de aviação e de defesa, pode parecer pouco, mas coloca o país no
rumo de conseguir projetar, no curto prazo, uma aeronave totalmente
brasileira.
Controlada pela Eurocopter, a Helibras
está fazendo a aproximação entre a engenharia nacional e os centros de
desenvolvimento do grupo na Europa. No começo do ano, o centro de engenharia
da companhia instalado em Itajubá (MG), onde a Helibras tem sua fábrica,
recebeu o certificado Design Authorized Organization Certificate, que o
coloca no mesmo nível dos outros três centros do grupo, instalados na
França, Alemanha e Espanha. A equipe brasileira é responsável pelo
desenvolvimento no Brasil de parte dos 50 helicópteros comprados pelas
Forças Armadas do país, em um contrato avaliado em € 1,9 bilhão. São 16
aeronaves para cada uma das três armas e dois para a Presidência da
República.
A meta é atingir um índice de 50% de
nacionalização até 2015, compromisso assumido pela empresa com o governo
brasileiro. As duas primeiras entregas estão marcadas para 2015. "Estamos trabalhando com o estado da arte
em termos de ferramentas de integração de sistemas e capacidade para
absorver os domínios de engenharia que ainda faltam para conceber o
helicóptero brasileiro, que fará parte da gama de produtos da
Eurocopter", afirma Walter Filho, chefe do centro de engenharia.
Incluindo as empresas e universidades parceiras, o número de engenheiros
no processo já passa de 100. O primeiro protótipo do projeto de
integração do sistema de armas e de autoproteção já foi instalado e deve
passar pelo processo de certificação. Segundo Filho, esse sistema será
instalado na versão naval do 725, que ainda não existe na Eurocopter. "A
Helibras será responsável por esse projeto." O modelo que será entregue
para a Marinha é diferente dos helicópteros vendidos para o Exército e a
Aeronáutica. O programa de desenvolvimento dos
helicópteros conta com 21 projetos de cooperação industrial e outros
sete de transferência de tecnologia. Incluem as áreas de estruturas
primárias de compósitos e engenharia de integração de sistemas. Para atender todo esse volume de
trabalho, foram fechados 16 contratos com empresas brasileiras de
serviços, logística e fabricantes de subconjuntos aeronáuticos. "O
conhecimento gerado pelo projeto não ficará só na Helibras.
Universidades, como o ITA e a Unifei [Universidade Federal de Itajubá], e
empresas vão compartilhar esse conhecimento", disse Eduardo Marson,
presidente da Helibras. A Akaer e a Inbra Aerospace estão entre
essas empresas. A Akaer participa do trabalho de customização dos
sistemas dos helicópteros e do projeto de instalação de equipamentos e
tem oito engenheiros e técnicos trabalhando dentro do centro de
engenharia da Helibras. A Inbra é responsável pelo desenvolvimento da
estrutura intermediária em material composto, ou seja, o conjunto que
une a cabine ao cone de cauda da aeronave. Já a Unifei espera a definição dos
governos federal e de Minas Gerais para a construção do Centro
Tecnológico de Helicópteros (CTH), um investimento de R$ 200 milhões.
Independente do CTH, a universidade criou um curso de graduação em
engenharia mecânica Aeronáutica, com ênfase em helicópteros, e a partir
de 2014 terá um programa de dupla diplomação na França para estudantes
brasileiros desse setor. Alguns dos ex-alunos da Unifei já estão
envolvidos diretamente no projeto. É o caso da engenheira Erika Melo,
que com apenas dois anos de formada já comanda uma equipe de cinco
engenheiros dedicada à integração dos sistemas elétricos. Todas essas iniciativas respaldam a
previsão feita, em outubro, pelo presidente mundial da Eurocopter, Lutz
Bertling. Em visita ao Brasil para inauguração das novas instalações da
Helibras, o executivo disse que o grupo acredita a engenharia brasileira
estará preparada para projetar e lançar no mercado o primeiro
helicóptero nacional por volta de 2020.
Por: Virgínia Silveira.
Fonte: Valor.
Helibras está mais perto do primeiro projeto nacional.
Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica
on
01:13:00
Rating:
Nenhum comentário: