Apenas porque você possui um cargo de liderança não significa que você seja um bom líder. "Como um executivo, você possui uma quantidade imensa de poder. Você pode ser uma força incrivelmente positiva, admirada tanto por colegas quanto por funcionários, ou uma força negativa", conta Kathleen Brush, autora de "The Power of One: You're the Boss (O Poder de um Indivíduo: Você é o Chefe)." De acordo com Brush, muitas pessoas em cargos de liderança não compreendem que os funcionários não são motivados automaticamente. "Se você tiver sorte, você pode ter um ou dois [funcionários] que estejam motivados. Então, é trabalho do chefe motivar seus funcionários todos os dias", conta Brush. Os efeitos de uma liderança ruim podem variar de mundanos a catastróficos. Os efeitos podem significar metas não alcançadas, atrasos na entrega de produtos, má retenção de funcionários, comportamento antiético, etc. Para garantir que você mantenha sua carreira em uma trajetória ascendente, é importante determinar onde estão seus pontos fortes e fracos. Saber disso lhe permitirá preencher as lacunas e fortalecer áreas de deficiência.
Os 11 perfis listados aqui são classificados na categoria desmotivadora, então, se você se encaixa em alguma dessas descrições, é hora de um autoexame e, talvez, de fazer algumas mudanças.
1 - O ouvinte desagradável:
Falando de comunicação, esta é normalmente uma pessoa que possui um ego consideravelmente grande e tipicamente não ouve ninguém, pois ele/ela sente que sabe todas as respostas. Isto, por outro lado, faz com que os funcionários tenham dificuldades em envolverem-se em projetos e metas sabendo que seu superior não considerou algo que pode causar problemas mais tarde. “Vi várias vezes que ter uma pessoa do RH ou marketing quando a empresa estava contemplando alguma tecnologia de TI era algo simplesmente fora de cogitação. O resultado, quase sempre, era funcionários sobrecarregados com um sistema que causava queda da produtividade, porque o gerente não havia participado da decisão quando deveria”, comenta Brush.
2 - O líder complacente:
Na área de TI, a mudança está sempre no ar. Existe sempre uma nova tecnologia emergindo e a concorrência está constantemente tentando superar os outros. Os CIOs que complacentes rapidamente veem seus concorrentes ganhando vantagens através da TI. "Muitos gerentes abraçam a filosofia de que se eles [os funcionários] têm algum problema, eles me contarão. Caso eles não contem para ele que existe um problema, então, ele assume que está tudo bem. Esta é a receita infalível para ter funcionários desencantados e desocupados", conta John Reed, da Robert Half Technology. Quando os funcionários se encontram em uma situação onde eles estão trabalhando com tecnologia antiga e atrasada, eles, muitas vezes, questionam seu futuro. “Eu trabalhei para empresas que possuíam sistemas de TI antiquados e os funcionários ficavam estarrecidos e desmotivados pelo fato de que sua empresa não estava acompanhando a TI. É algo que realmente diminui a moral”, conta Brush.
3 - O chefe parceiro:
Em vez de ser um líder, que é algo que eles não sabem como ser, os gerentes que se encaixam nessa categoria fazem parcerias. “Em vez de conquistar o respeito dos subordinados, o que eles tentam é criar amigos no local de trabalho”, conta Brush. De acordo com os especialistas, os chefes nunca podem ser amigos de seus funcionários. Nunca. Amizades neutralizam a autoridade e o poder do chefe. Eles também podem obscurecer o objetivo da liderança e impedir sua habilidade de corrigir comportamentos, delegar e responsabilizar funcionários. Quando amizades comprometem a produção, é o chefe que deve ser responsabilizado. “Seja amigável para com seus funcionários, mas não cruze a linha entre chefe e amigo. Poderia custar seu emprego”, conta Brush.
4 - O escravo da caixa de entrada:
Isto também se aplica a mensagens de texto, conta Brush. A comunicação é o sangue vital de qualquer organização, e essa pessoa está muito confortável por detrás de seu celular ou dispositivo desktop. Eles gostam de se comunicar por um meio que possam ser particularmente ineficientes, especialmente quando existe a necessidade de alguma interação. "Uma comunicação que poderia levar três minutos pessoalmente ou por telefone agora leva três horas ou três dias", conta Brush. A palavra escrita está sempre sujeita a interpretação e você não pode ler o tom de alguém em um e-mail.
5 - O chefe antiético:
Essa é uma categoria que não apenas irrita os funcionários, mas os apavora. Por essa razão ela é desmotivante. Quando um chefe quebra ou camufla as regras engana, mente ou tolera comportamentos que revelam falta de princípios morais, ele ou ela perde o respeito dos funcionários. Sem o respeito deles, um chefe não pode liderar. Além disso, quando um líder tolera práticas antiéticas, ele dá para seus funcionários a permissão de fazer o mesmo. “Relatórios de preenchimento de objetivos, gastos extremos em viagens de trabalho, não responsabilizar-se por erros – todas elas se tornam atividades aprovadas pelo chefe – que é o modelo”, conta Brush. Um líder precisa exibir integridade e honestidade no que faz. Ele também precisa estar concentrado e deve apoiar as pessoas que trabalham para ele. “Isso possui um efeito dominó absoluto”, conta Reed.
6 - O chefe injusto:
Nossos esforços para tratar pessoas de modo semelhante levaram alguns lideres a confundir “igualdade” e “justiça” dentro do ambiente de trabalho. “Conversei com um gerente que deu um aumento para todos os seus funcionários, pois ele queria ‘ser justo’”, lembra Brush. Ele então parecia alerta para o fato de que a produtividade de seus melhores funcionários diminuía para níveis próximos aos de um trabalhador médio. “Recompensas podem ser ferramentas poderosas de motivação, mas elas devem ser administradas de modo justo”, conta Brush.
Lembre: justo não significa igual.
7 - O chefe desorganizado:
Ambientes de trabalho não combinam com funcionários sem rumo, porque lideres desorganizados não souberam planejar e administram planos e estratégias. Qual a chance de uma equipe sem rumo melhorar sua produtividade para criar widgets inovadores e competitivamente superiores? “Qual a chance de os funcionários serem inspirados por um líder que lidera como um capacho ou através de pensamentos aleatórios?”, comenta Brush.
8 - O chefe cínico:
"Ser cínico é quase uma admissão de que você não pode desempenhar seu trabalho", conta Brush. Eles regularmente dizem coisas como, 'Não, isso não vai funcionar’ ou 'Eu não sei por que estamos fazendo isso, isso é burrice' e eles não compreendem o efeito que tem. “Os funcionários não são foram contratados para fazer um mergulho em equipe no abismo. Se algo é burrice, então o chefe tem a responsabilidade de desfazê-lo”, conta Brush. Se você é um líder e você acha que algo não vale a pena ser feito ou que vai criar grandes problemas, é sua responsabilidade questionar o seu superior. Um bom líder não deve querer tomar decisões desinformadas.
9 - O comunicador pobre:
“Esta é uma receita para uma alta rotatividade”, conta Reed. Este tipo de chefe não é bom em articular expectativas. Ele ou ela manda e-mails que são confusos e/ou faz exigências sem a definição dos parâmetros necessários. Muitas vezes eles não são responsivos, a menos que encurralados. “Quando você não se comunica com as pessoas elas simplesmente criam coisas de suas cabeças”, conta Reed. Ele oferece um exemplo de uma perspectiva diferente, digamos que talvez exista um rumor de que a empresa está diminuindo suas dimensões. Caso o chefe não apareça e fale sobre isso, a maior parte dos funcionários presumirá que isso irá ocorrer.
10 - O sabe tudo:
Este líder gosta tipicamente de demonstrar que ele ou ela é a pessoa mais inteligente de todas, e, ao fazê-lo, muitas vezes pode negligenciar itens críticos. “Lideres mais novos muitas vezes sentem que precisam aparentar para suas equipes que têm todas as respostas. Um líder eficiente sabe que as melhores respostas, muitas vezes, vêm de pessoas com as quais você trabalha”, conta Reed. “Pessoas que são gerentes em um ambiente técnico estão envolvidas em administrar projetos de tecnologia, iniciativas de tecnologia e em garantir que a estratégia esteja sendo utilizada. Onde eles normalmente não se concentram é em alocar um tempo livre para conversar com as pessoas em suas equipes a fim de dialogar sobre sua satisfação com o trabalho, como elas se sentem sobre seu trabalho e seu futuro”, conta Reed. Nem sempre o líder possui a resposta perfeita, mas sabe onde obtê-la, e é isso que define um gerente de elite.
11- O chefe de linguajar abusivo:
Alguns administradores não compreendem o quão desmoralizante este tipo de comportamento pode ser. Se você utiliza uma linguagem abusiva em um tom raivoso você pode, facilmente, criar uma situação onde ninguém vai funcionar, seja por raiva, desgosto, etc. "Lideres precisam conquistar o direito de manter os serviços dos melhores e mais brilhantes, todos os dias, pela forma como conduzem seus próprios passos", conta Roy West, CEO da Roy West Companies e cientista sênior na Gallup Organization. Encontrando sucesso no trabalho e na vida Em seu livro recente, o operador das Forças Especiais e Oficial do Exército Peter Blaber lembra o momento em que alguém compartilhou com ele um segredo para a liderança, que separa os líderes verdadeiros dos que querem líderes. Ser um líder se resume a fazer a coisa correta e liderar pelo exemplo. Você simplesmente não pode ter um padrão para você mesmo e outro para o resto do mundo. "A regra de ouro é que nós não devemos tratar as pessoas da forma que queremos ser tratados, devemos tratar as pessoas da forma que ELAS querem ser tratadas. E, para saber como elas desejam ser tratadas, é preciso perguntar", conta West. Se você se identifica com algum desses perfis, então é hora de se levantar e fazer algo com relação a isso. Participe de alguns seminários de liderança, cursos de comunicação ou faça o que for necessário para se comunicar melhor com as pessoas que dependem de você diariamente.
Por: Rich Hein, CIO/COM.
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