O projeto Ophelia da Dell consiste em um pendrive USB que, quando plugado em qualquer monitor com essa entrada, é capaz de transformá-lo em um computador completamente operacional. Enquanto é possível utilizar diversos sistemas operacionais, a primeira versão do Ophelia virá equipada com Android (de versão ainda não especificada) e será enviada aos desenvolvedores em julho para depois chegar ao mercado consumidor em agosto.
As especificações técnicas do primeiro modelo do Ophelia ainda não foram detalhadas. No entanto, a Dell confirmou que o pendrive terá conectividade WiFi e Bluetooth e será direcionado para pessoas que utilizam o seu computador para navegar na internet.
No futuro, a Dell planeja lançar modelos do Ophelia capazes de rodar Windows, OS X, Chrome OS e outros sistemas operacionais que o consumidor desejar. Ao mesmo tempo, haverá modelos que permitirão que o usuário alterne entre diferentes sistemas.
O modelo inicial do Ophelia com Android deverá chegar ao mercado norte-americano com um preço de US$ 100 (cerca de R$ 200, sem contar impostos de importação). Não há informações, contudo, sobre a faixa de preço de futuros modelos.
Por: Cássio W. Barbosa.
Nenhum comentário: