Liderar é mais que atribuir tarefas, é ser um profissional com qualidades ímpares. Veja a definição e características de liderança. Por isso reconhecer a mudança e o rumo de suas atitudes e estratégias de convívio é o que o difere na hora de ser mais que um profissional capacitado.
1 - Liderança é uma leitura nas entrelinhas
Enquanto outros apenas passam as páginas. Quando você for definir a si mesmo um objetivo, seja o mais específico possível. Sabendo exatamente o que você quer alcançar o manterá motivado até chegar lá. Além disso, pense sobre as ações que precisam ser tomadas para alcançar seu objetivo. Não basta que você prometa: "trabalharei mais" ou "trabalharei menos", isso é demasiadamente vago - seja claro e preciso. Será que você realmente não tem tempo para trabalhar fora hoje? Sem chance para retornar aquele telefonema? Lembre-se de agarrar oportunidades antes que elas deslizem por entre os dedos. Estudos mostram que esse tipo de planejamento ajuda o cérebro detectar e aproveitar a oportunidade quando ela surge, aumentando assim chances reais de sucesso em cerca de 300%.2 - Liderar é saber passar a bola
Fazer o trabalho de outras pessoas é mais que estafante, é perda de tempo; pois além de você virar o protagonizador, não terá gente qualificada trabalhando ao seu lado por muito tempo.3 - Liderança é fazer o tempo quando não há tempo
Aproveite todo e qualquer momento para aprender.Saber aproveitar o tempo é mais que um diferencial, é se tornar indispensável em situações de crises. Se você estiver empenhado em fazer de seu tempo minutos preciosos, tenha certeza que seu passaporte para permanecer de vez em uma sala de reunião estará garantido.4 - Liderança é uma questão de equilíbrio
Preparação é tudo, não abuse da sorte.As pessoas bem sucedidas sabem que não podem alcançar um objetivo mais difícil do que ele já é. Não assuma duas tarefas ao mesmo tempo se você não puder cumpri-las.5 - Liderança é reconhecer que o conflito pode ser criativo
Não se preocupe demais com suas ideias roubadas. Compartilhe-as para testar o seu mérito. Se você não assumir o risco, nunca saberá. Nada acontece se você não enxerga o conflito como um degrau para explorar a criatividade.6 - Liderança só é validada por outros.
Em primeiro lugar, um líder não entra em pânico. Mesmo tendo um início de semana ruim, não existe desculpa para perder o controle. Seu personagem tem que ser o mesmo se você estiver ganhando ou perdendo, lembre-se: somos o que nos apresentamos. Você não precisa se tornar uma pessoa diferente para se tornar mais um sucesso. Nunca é o que você está, mas o que você faz que conta.7 - Liderança é saber que até os heróis são humanos
Você não pode mudar as mentes das pessoas pelo intelecto, é preciso encontrar algo que atinja seus corações. Se você puder encontrar uma história, se puder fazê-las pensar e não ficar na defensiva, mudanças significativas ocorrerão.8 - Liderança é acreditar nos outros, tanto como em você
Seja um otimista reailsta. Quando você está definindo uma meta, procure se envolver em todos os meios de pensamento positivo sobre a probabilidade de acerto. Acreditar na sua capacidade para vencer é extremamente útil para criar e sustentar sua motivação. Não subestime o quão difícil será chegar a seu objetivo. Liderar requer tempo, planejamento, esforço e persistência. Estudos provam que quanto mais nos envolvemos e interagimos com nossos colegas mais as portas de abrem, tornando-o excencial para qualquer atividade.9 - liderança é a apaixonada busca de propósitos
Liderar é ser mais inspiração e menos transpiração, ou seja: A emoção tem que estar livre do processo de análise, ela é excelente como inspiração, mas não é um elo facilitador para concretização. Ter um propósito implica construir e diferenciar desejos de ideais.10 - Liderança é capacitar outras pessoas ao seu lado
É preciso dar liberdade criativa aos seus funcionários e ainda estar disponível para os aconselhar; e mais: estique as atribuições, pois isso não só o desenvolverá como profissional, mas o capacitará a auxilia-los quando você não estiver presente.Mas acima de tudo:
Manifestar interesse no desempenho dos trabalhadores e bem-estar gerará não apenas colegas de trabalho, mas parceiros de sucesso. Ficam a dicas e um pedido que você reconheça seus funcionários como pessoas, pois liderar é mais que atribuir e comandar é saber onde e quando. No entanto, é a execução, que é tão difícil. Boa sorte.
Por: Daniela P. Maimone Riego.
O que é liderança?
Reviewed by Consultor de Segurança Eletrônica
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